Certificação dos Fogos de Artifício

Posted on Novembro 11, 2010

0


Tamara Costa para a Revista IEL Inovação

O Brasil vai sediar eventos de grande porte, como a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Não vão faltar motivos para comemorar, principalmente para as 41 empresas mineiras que atualmente se destacam na produção nacional de fogos de artifício. Calcula-se que o faturamento anual do pólo industrial de fogos de Santo Antônio do Monte, na região de Minas Gerais, seja cerca de R$ 50 milhões anuais.

Considerado o segundo maior pólo de produção de fogos da América Latina, e o segundo do mundo, depois da China, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte está em fase reestruturação para responder as demandas do mercado. Atualmente estão sendo realizadas as certificações dos produtos comercializados. A exigência foi feita pelo Exército, órgão que regulamenta o setor. A ação conta com o apoio Governo Estadual e do IEL/MG.

O APL está sendo reestruturado por meio de uma consultoria promovida pelo IEL. O objetivo da iniciativa é aumentar a competitividade e fortalecer o setor. As ações envolvem consultoria e elaboração de um planejamento estratégico.

De acordo com Raquel Lopes, coordenadora de projetos do IEL, a demanda foi motivada pela nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (Sindiemg), que tomou posse em março deste ano. “O resultado desse planejamento estratégico é um plano de ação que mostrará o que o APL tem que fazer e quem serão os responsáveis por coordenar a ação. A partir daí o IEL busca parceiros para execução dos processos” descreve.

Lopes acredita que o resultado da consultoria deve servir como um guia para atuação de forma mais eficiente, tanto para o sindicato quanto para o IEL, que é parceiro do APL desde 2010.

Site: http://www.sindiemg.com.br

Posted in: ECONOMIA