Ciclo de Oficinas de Arte e Mídia do FAM 2010

Posted on Novembro 2, 2010

0



Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e incentivo cultural do Ministério da Cultura, o Festival Internacional de Arte e Mídia apresenta o Ciclo de Oficinas

O II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM 2010), em continuidade às ações de popularização do segmento de Arte e Tecnologia, dá início ao Ciclo de Oficinas. As ações serão realizadas em Anápolis (GO), na Vila DENOCS (Sobradinho/DF) e na Escola Parque (Brasília/DF). Os temas abordados serão vídeo-instalação, vídeo-performance e animação em stop-motion.

Nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, acontecem simultaneamente a oficina de vídeo-instalação em Anápolis, a ser ministrada no Pontão de Cultura Tenda Jovem pelo artista Edson Nuno, e a oficina de vídeo-arte na Vila DENOCS, a ser ministrada no Pontinho de Cultura e de Leitura Eu Sou Comunidade Consciente, pelos artistas Larissa Ferreira e Fernando Aquino. No dia 27 de outubro será realizada uma oficina de animação em stop-motion junto aos alunos da Escola Parque 307/308 Sul com a artista e cineasta Júlia Libânio.

Gabrielle Corrêa, coordenadora do Ciclo de Oficinas, lembra a importância de descentralizar as ações do Festival e levar às comunidades localizadas em cidades do interior e na periferia dos grandes centros urbanos o acesso às criações estéticas e poéticas que vêm sendo realizadas com a utilização das novas tecnologias.

Vila DENOCS (DF)
A Vila DENOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) têm cerca de quase dois mil moradores. “Desde seu surgimento, na década de 1970, até os dias atuais, sua população vive em situação muito precária, desassistida pelo Estado, embora haja, atualmente, um projeto de urbanização em curso”, destaca Gabrielle. Segundo a coordenadora, o surgimento do Pontinho de Cultura e de Leitura Eu Sou Comunidade Consciente, que teve o apoio do Instituto Gestalt Terapia Brasiliense (IGTB), é um esforço da própria comunidade nos sentido de realizar aquilo que o Estado deveria fazer e não tem feito.

“Acredito que a ação do FAM, contribuirá para potencializar os projetos da comunidade, que, hoje, corre o risco de perder a sede do Pontinho, como aconteceu recentemente, quando os tratores das obras derrubaram o barracão onde funcionavam as atividades, e que agora estão sendo desenvolvidas no barraco de uma das moradoras da Vila. Entretanto, o projeto de assentamento das famílias, lamentavelmente, não prevê a construção de uma nova sede para a continuidade dos trabalhos desta comunidade”, afirma a coordenadora.


Anápolis (GO) e Escola Parque 307/308 Sul

Em Anápolis, é importante destacar que a ação do FAM é inédita para a história da cidade. “Será a primeira vez que a população poderá ter acesso à esse tipo de produção, graças a sensibilidade e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Pontão de Cultura Tenda Jovem. Entre os participantes desta oficina, estarão os adolescentes que fazem parte do projeto Cidadãos do Futuro, projeto este que é uma iniciativa do governo municipal em parceria com o governo federal”, destaca Gabrielle.

A oficina na Escola Parque é um processo de continuidade da ação do festival. “No primeiro FAM, tivemos a oportunidade de ministrarmos uma oficina de vídeo de bolso com os alunos, e o entendimento da relevância da ação para o enriquecimento do ensino das artes, por parte da direção da Escola e da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto, permitiu-nos continuar com a realização das oficinas”, finaliza a coordenadora.

* Todas as ações do FAM são gratuitas – entrada franca.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS
+ 23, 24, 30 e 31/10
Pontão de Cultura Tenda Jovem (Anápolis/GO)
Oficineiro: Edson Nuno
Tema: Oficina de video-instalação “Que cidade é esta?

+ 23, 24, 30 e 31/10
Pontinho de Cultura e de Leitura Eu Sou Comunidade Consciente (Vila Denocs/DF)
Oficineiros: Larissa Ferreira e Fernando Aquino
Tema: Corpo, cidade e vídeo

+ 27/10
Escola Parque 307/308 Sul (Brasília/DF)
Oficineira: Júlia Libânio
Tema: Animação em Stop-Motion


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Email: redefam@gmail.com
Contatos: Tamara Costa (61) 9951-0209 e Angel Luis (61) 9657-4042
Entrevistas: Eufrasio Prates (61) 8151-9100 e Gabrielle Corrêa (61) 9303-6992

* Texto originalmente publicado no http://www.redefam.com.br

Posted in: CULTURA, RELEASE