Webconferência com Marek Choloniewski

Posted on Outubro 4, 2010

0


Webconferência “Intermeios sem fronteiras”

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e incentivo cultural do Ministério da Cultura, o Festival Internacional de Arte e Mídia apresenta a segunda Webconferência de Arte e Mídia com diretor do Estúdio de Música Eletro-acústica da Academia de Música de Cracóvia, Marek Choloniewski

O II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM 2010) convida os participantes da RedeFAM e demais interessados para a segunda exibição referente ao Ciclo de Webconferências de Arte e Mídia. Desta vez, o convidado é o diretor do Estúdio de Música Eletro-acústica da Academia de Música de Cracóvia (Polônia), Marek Choloniewski, que discorrerá sobre o tema “Intermeios sem fronteiras”.

A transmissão será realizada direto da Cracóvia e vai ao ar nesta quinta-feira (30/09), às 13h (horário de Brasília), no portal redefam.com.br via Ustream. A mediação será feita por Eufrásio Prates, músico e coordenador do Ciclo de Exposições de Arte e Mídia do FAM. Vale ressaltar que os usuários conectados poderão interagir via chat e fazer perguntas ao convidado.

De acordo com Prates, o trabalho inovador de Choloniewski com a utilização de novas tecnologias aplicadas à composição musical já vem desde os anos 1980. “Mas o que mais chama a atenção é sua insistência, desde aquela época, em ignorar as fronteiras entre a música e outras formas de expressão, principalmente quanto ao uso de meios e objetos não convencionais, como pedras, parafusos, vidro, luz e sensores”, destaca o coordenador.


MAREK CHOLONIEWSKI (Cracóvia)

Compositor, artista sonoro e intérprete de arte ao vivo e palestrante de renome mundial. Desde 1984 apresenta concertos, workshops e palestras na Europa, América do Norte e Sul, bem como na Ásia. Estudou com L. Werner e com B. Schaeffer na Academia de Música de Cracóvia. Desde 2000 é diretor do Estúdio de Música Electro-acústica. É compositor de música instrumental e eletroacústica para teatro, cinema e rádio, autor de instalações de vídeo, áudio-visual e projetos de rede. Em 2006 recebeu o “Honorable Award of the Polish Composers Union”, prêmio do Ministério da Cultura e do Patrimônio Nacional Polonês. Mais informações: http://www.studiomch.art.pl/marek_ang.html.

FAM WEBCONFERÊNCIAS
A ação visa contribuir para o enriquecimento e a disseminação de temas sobre arte digital, cultura digital, processos criativos e colaborativos em arte e tecnologia, autorias coletivas, política cultural, entre outros. Para democratizar o acesso a estas informações, que atualmente concentram-se nos grandes centros de produção artística, o FAM tem convidado artistas, pesquisadores e ativistas com expressiva atuação neste vasto e pouco explorado campo de conhecimento e de práticas.

As webconferências do FAM 2010 serão transmitidas pelo portal RedeFAM (www.redefam.com.br) e disponibilizadas gratuitamente ao público, sob a licença Creative Commons. Confira primeira exibição do Ciclo de Webconferências de Arte e Midia sobre o tema “Intermeios Líquidos” com Julius Fujak (Eslováquia) neste link http://www.ustream.tv/recorded/9839764.

SERVIÇO
Webconferência “Intermeios sem fronteiras”
Conferencista: Marek Choloniewski
Data: quinta-feira 30/09
Hora: 13h (horário do Brasil) – transmissão ao vivo
Local da transmissão: Cracóvia (Polônia)
Disponível no endereço eletrônico http://www.redefam.com.br

*Também publicado no http://www.redefam.com.br

Posted in: CULTURA, RELEASE