Release: II FAM 2010

Posted on Setembro 9, 2010

0


II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM|2010)

Com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Cultural, e incentivo cultural do Ministério da Cultura, o Festival Internacional de Arte e Mídia chega a segunda edição em 2010

O II Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM|2010) parte de Brasília (DF) para o mundo para fortalecer o debate sobre as culturas digitais e promover a disseminação de novas linguagens que aliam arte e tecnologia. Além do Portal http://www.redefam.com.br, o II FAM 2010 promoverá ações presenciais – Simpósio, Exposições e Programa de Residência e Oficinas Artísticas -, a serem realizadas ao longo do mês de novembro de 2010, na capital federal.

A idéia do Festival é estimular o intercâmbio entre artistas multimídia, a criação aberta e coletiva, além de criar espaços interativos para as pessoas que normalmente não vivenciam essas expressões em seu cotidiano. A programação em seus diversos formatos envolverá trabalhos relacionados a Comunidades Virtuais, Vida Digital, Arte para Web e Celular, Nano Art, Bioarte, Game Art, Art-Hacker, Performance em Telepresença, Realidade Virtual e Aumentada, Mídias Locativas, Música Eletrônica, Vídeoarte, Política Cultural para a Arte Digital, Software e Hardware Livres. Multiplicidade e interação são as palavras-chaves.

O portal redefam.com.br é o principal espaço para execução e convergência do Festival. Nele estão sendo construídas e atualizadas, permanentemente, ferramentas de interatividade descentralizadas, tais como Rede Social, Fórum, Galeria Virtual, Blogs e Dicinário Wiki de termos colaborativos. O RedeFAM foi criado para ser um ponto de encontro, de referência, de debates e de exposições virtuais que contribuam para o fomento e a disseminação da produção em arte com novas tecnologias.

INSCRIÇÕES ABERTAS
O II FAM 2010 comunica às Universidades, Faculdades e Escolas de Artes, pesquisadores, professores, artistas multimídia e demais interessados, que se encontram disponíveis os editais para inscrição de artigos e grupos de trabalhos para o Simpósio, e de projetos para o Programa de Residências e Oficinas Artísticas.

O FAM Simpósio será um espaço para a discussão sobre os mais variados temas sobre a Arte e Mídia na contemporaneidade. O pesquisador, artista, professor ou estudante interessado em inscrever seu trabalho deve indicar em qual tema ele se insere. Serão aceitas pesquisas relacionadas à Comunidades Virtuais, Arte Robótica, Jogos Eletrônicos, Hacktivismo, Device Art, Webarte, Interfaces, Música Eletrônica, Política Cultural para as Artes e Culturas Digitais, entre outros. O encontro acontece nos dias 17, 18 e 19 de Novembro de 2010 na Biblioteca Nacional de Brasília.

O FAM Residência consiste em promover o diálogo entre as linguagens artísticas e ações educacionais desenvolvidas pelo Ponto de Cultura COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis-GO) e a arte produzida a partir de novas tecnologias. Será oferecida bolsa-auxílio de R$ 6,1 mil para os dois projetos de pesquisa selecionados. A residência tem duração total de 20 dias e será realizada de 01 a 15 de novembro, em Pirenópolis/GO e, de 16 a 20 de novembro, em Brasília, onde os residentes devem ministrar ainda, oficinas temáticas em instituições educacionais e culturais locais.

Os editais e as fichas de inscrição estão disponíveis no portal http://www.redefam.com.br.

PROGRAMAÇÃO DO FAM 2010
– Portal http://www.redefam.com.br lançamento 20 de Agosto
Espaço Virtual de criação, produção, difusão e convergência de conteúdos, artistas e pesquisadores da arte e tecnologia, novas mídias, arte e cultura digitais.

– Simpósio 17, 18 e 19 de Novembro de 2010
Encontro de pesquisadores e artistas para a discussão e troca de idéias e experiências em Arte e novas tecnologias, mídias, arte e cultura digital, e política cultural para artes e culturas digitais. Local: Biblioteca Nacional de Brasília.

– Exposição ao longo do mês de Novembro de 2010
Mostra de trabalhos selecionados em arte e tecnologia, realizada em diferentes espaços urbanos, nas cidades de Brasília/DF e Anápolis/GO. Reunirá trabalhos selecionados pelo FAM e os trabalhos/resultados dos processos desenvolvidos no programa de Residências e Oficinas Artísticas. Em breve: lançamento do edital para seleção de obras.

– Programa de Residências e Oficinas Artísticas 01 a 20 de Novembro
Contemplará dois artistas selecionados por meio de edital para desenvolverem, junto ao Ponto de Cultura COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis-GO), processo(s) artístico(s) que envolvam os saberes e técnicas da comunidade local com as experimentações e pesquisas em arte e tecnologia propostas pelos residentes. O resultado desses processos se somará às oficinas artísticas, a serem ministradas pelos residentes em Brasília em entidades voltadas para a arte-educação.

– Livro/Catálogo Fevereiro de 2011
Em formato impresso e digital com o registro de todas as ações do II FAM, com textos, fotografias e vídeos.

– Anais do Simpósio Fevereiro de 2011
Artigos dos autores participantes do simpósio publicados e disponibilizados em formato digital.

DIREITOS AUTORAIS – LICENCA CREATIVE COMMONS

O redefam.com.br é um portal que produz, agrega e dissemina informações sobre Arte e Tecnologia junto a uma rede de parceiros. Todo conteúdo associado ao Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM|2010) tem os direitos autorais orientados pela Licença Creative Commons (CC) – Atribuição Uso Não-Comercial – Compartilhamento pela mesma licença.


Canais do FAM

Portal -> http://www.redefam.com.br
FAM no twitter -> http://www.twitter.com/FAM3000
FAM no Facebook -> http://www.facebook.com/pages/FAM/144111875619324
FAM no Youtube -> http://www.youtube.com/user/RedeFAM
FAM no Orkut -> http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=2690407534358827464
FAM no Flickr -> http://www.flickr.com/redefam

Posted in: CULTURA, RELEASE