Autoridades marcam presença na abertura da 62ª Reunião Anual da SBPC

Posted on Julho 27, 2010

0


Tamara Costa, de Natal, para o Gestão C&T online

Autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) marcaram presença na abertura da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo tema central é “Ciências para o mar: Herança para o futuro”. A solenidade foi realizada neste domingo (25), no auditório do Centro de Convenções de Natal (RN).

“Tratamos de um tema que abrange não só a ciência, mas a própria noção de que o mar, com suas infinitas e em muitos casos desconhecidas potencialidades, oferece garantias para a sobrevivência da espécie humana”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo. Na sua opinião, a reunião deverá concretizar a idéia de que o Brasil é um país economicamente desperto, cujos atrasos a ciência e tecnologia estão ajudando a superar.

O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, disse que o evento acontece em um momento crucial para a ciência brasileira. “Precisamos começar a definir quais e como serão as formas de contribuição do conhecimento para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do pais. A inovação tecnológica deixou de ser invenção para se tornar obrigação”, pontuou.

Raupp ressaltou a importância do investimento em educação de qualidade e da economia do conhecimento, fator crucial na geração de riquezas. “A SBPC está mobilizada para isso e se manterá alerta até que a educação brasileira atinja um patamar que atenda aos requisitos da cidadania e das necessidades educacionais”.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, acrescentou que o país ocupa posição de destaque no cenário internacional. De acordo com ele, o Brasil se aproxima do grupo dos dez países mais importantes do mundo, principalmente em razão do aumento da produção científica.

“Ultrapassamos em número de artigos publicados a Rússia e a Holanda”, lembrou. Rezende também destacou que o tema C&T está ocupando o processo produtivo nas empresas brasileiras. “Dificilmente nós podemos imaginar um retrocesso nessa área”, garantiu.

Na ocasião, o ministro assinou, junto ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão, e o diretor da Finep, Fernando Ribeiro, a autorização de editais para as duas agências no valor total de R$ 865 milhões. Os recursos devem ser destinados à constituição de novos institutos nacionais de Ciência e Tecnologia com foco nas ciências do mar e à concessão de subvenção econômica para empresas investirem em inovações.

Também estiveram presentes na sessão inaugural o secretario geral da SBPC, Aldo Malavasi; o secretario executivo do MCT, Luiz Antonio Elias; o governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza; a prefeita de Natal, Micarla Araújo de Sousa Weber; o diretor presidente da Fapern, Paulo Waldomiro Cunha; o representante da Academia Brasileira de Ciências, Adalberto Luis Val; entre outros. A 62ª Reunião Anual da SBPC acontece de 25 a 30 de julho, no campus da UFRN.