Cesar realiza programa de formação na área de negócios

Posted on Junho 30, 2010

0


Tamara Costa para o Informe ABIPTI

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) está em fase de execução do Programa Trainee de Negócios, que disponibilizou quatro vagas para interessados em assumir uma posição na área de negócios da instituição. As inscrições se encerraram no dia 17 de junho e a demanda ficou em torno de 50 candidatos por vaga.

De acordo com Eduardo Peixoto, executivo de Desenvolvimento de Negócios do Cesar, trata-se do primeiro projeto de formação do instituto que não é na área de tecnologia. “A iniciativa reflete o reconhecimento da importância dos negócios na inovação. Precisamos de pessoas com formação nessa área para conseguir criar e inovar de maneira mais eficiente”, constatou. A idéia é que a capacitação seja realizada anualmente.

O programa se baseia na vivência diária em negócios e vendas ligados a projetos que têm apoio e supervisão de profissionais seniores. Cada treinando terá um mentor dentro da organização, que vai auxiliá-lo e orientá-lo nas atividades. “O objetivo da seleção é achar pessoas talentosas, que gostam de desafios, de aprender e que estão alinhadas com a instituição. Os selecionados devem ocupar áreas de destaque”, garantiu Peixoto.

O processo de seleção teve início com a aplicação de teste online de inglês, raciocínio lógico, português e matemática. Em seguida, segue-se para a etapa presencial, onde serão realizadas prova de redação, entrevista, trabalho de grupo, avaliação psicológica e de proficiência em inglês. A última etapa consiste em um estudo de caso e entrevista técnica. A admissão está prevista para agosto de 2010.

Treinamento
A iniciativa promoverá 18 meses de treinamento, a ser dividido em duas etapas. Na primeira fase, com duração de um ano, os candidatos irão para a área de Negócios & Marketing do Cesar, em Recife (PE), onde recebem capacitação e desenvolvem atividades práticas sob orientação. Nesse período serão realizadas avaliações e os aprovados passam para a segunda fase.

Os trainees aprovados irão para uma das filiais da instituição, em São Paulo ou Curitiba, onde devem desenvolver, durante um semestre, atividades de campo nas respectivas localidades. Os candidatos serão orientados por um gerente de negócios e contratados em regime celetista (CLT).

Cesar
Com cerca de 400 funcionários, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife realiza serviços de estudo, pesquisa, prototipação e desenvolvimento de produtos e serviços intensivos em tecnologias da informação e comunicação (TICs) para clientes no Brasil e no exterior. Em 2005, ganhou o prêmio Finep como instituição mais inovadora de pesquisa do Brasil e em 2006 recebeu o Prêmio Info200 de melhor empresa de serviços de software.

Informações sobre o Cesar podem ser obtidas no site http://www.cesar.org.br.