Aplicativo móvel do CPqD garante inovação em serviços corporativos

Posted on Junho 30, 2010

0


Tamara Costa para o Informe ABIPTI

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desenvolveu um gateway de serviços que promete atender as demandas do mercado corporativo. A plataforma permite que o usuário utilize serviços da web, de forma direcionada, em dispositivos móveis. A solução foi adaptada para a Eletropaulo, primeiro cliente a aderir à solução.

“A aplicação possibilita aos funcionários o acesso a indicativos de desempenho, mapa de chuvas, de raios ou coisas específicas para o setor elétrico”, explica Izidro Lopes, coordenador de desenvolvimento do produto.

O CPqD Gateway de Serviços é uma nova abordagem para o desenvolvimento de aplicações móveis. A solução representa uma alternativa à implantação de serviços, pois se utiliza de um único agente cliente, denominado Browser de Serviços, instalado no celular. Sem a necessidade de download de novos programas executáveis, ele oferece ao usuário o acesso a uma rede dinâmica de operações relacionadas. De acordo com o pesquisador, a utilidade tem um propósito geral e as soluções são adaptadas de acordo com as necessidades do mercado.

“O gateway pode ser explorado por diferentes tipos de empresas. Vamos supor que um gerente queira saber indicadores, deixar mensagens, pedir que alguém ligue para ele, ou realizar qualquer tipo de serviço corporativo, ele poderia suportar. Pode servir também para serviços gerais de telecomunicações e serviços de setores específicos como o de logística, orientando conduções”, explica Lopes. A idéia geral é atender o cliente que precise de uma informação específica, adequada para tela.

A plataforma permite a incorporação e o relacionamento com vários tipos de serviço, como redes sociais (Twitter) ou multimídia (YouTube), ou mesmo serviços bancários. A ferramenta opera em plataformas Java versão Micro Edition (ME) e Andróide. Segundo o pesquisador, atualmente o CPqD trabalha no desenvolvimento de uma versão para o iPhone.

Ciab Fenabram 2010
O CPqD Gateway de Serviços foi um dos destaques no estande no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras – Ciab Febrabam 2010. Na ocasião, a tecnologia foi adaptada para a simulação de um banco real, capaz de realizar serviços de mobile banking (consultas, pagamentos e outras transações bancárias).

“No congresso alguns bancos se interessaram, inclusive um deles pediu para fazermos um vídeo do celular em funcionamento. O mercado bancário é o mais difícil de penetrar, mas a expectativa e a reação das pessoas de TI dos bancos que viam isso foi positiva”, concluiu Lopes. A Ciab Febrabam 2010 aconteceu entre os dias 9 e 11 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Com 33 anos de atuação, o centro possui mais de 1,2 mil profissionais capacitados para oferecer tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Informações sobre o CPqD podem ser obtidas no site http://www.cpqd.com.br.

Matéria disponível neste link

Posted in: Uncategorized