Consecti elege novos diretores regionais para o Norte, Centro-Oeste e Sul

Posted on Maio 11, 2010

0


TAMARA COSTA para o Gestão C&T online

Integrantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) se reuniram nesta sexta-feira (7), em Brasília (DF), para a votação de representantes para os cargos vagos da instituição. Foram eleitos o primeiro e segundo vice-presidente e diretores regionais para o Norte, Centro-Oeste e Sul.

O nome indicado para vice-presidente e coordenador da região Sul foi o diretor de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Marcelo Cavalcanti. Para o Centro-Oeste, o titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Divino Valero Martins, que fez as honras da casa aos gestores, se colocou a disposição e ninguém se opôs.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), Marcílio de Freitas, em nome dos representantes de sua região que não estavam presentes, indicou o nome do secretario de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect/PA), Maurílio de Abreu Monteiro, para o cargo em aberto.

“Devido às dificuldades que o Acre tem tido em estar presente, sugerimos que o Pará assuma a condição de representante da região Norte. Não há discriminação ou qualquer espécie de fragilização por parte dos outros Estados. Só estamos em um ano de muita estabilidade política. O secretário indicado é do mesmo partido da governadora e esse é o primeiro ponto. O Pará também é o Estado que mais tem tradição de C&T na região Norte”, discursou Freitas. Na ocasião, ninguém questionou nenhuma das indicações.

“O Consecti só se consolidará se houver a articulação das regiões. Acho importante que as cinco façam no mínimo dois ou três encontros anuais para que possamos estar mais integrados, para que haja consolidação e fortalecimento do conselho”, alertou René Barreira, presidente da instituição. Segundo ele, o encontro foi pautado para que as regionais apresentassem os relatórios das conferências de CT&I.

Após a eleição, os representantes das regiões seguiram com a apresentação dos relatórios das conferências regionais, realizadas nos últimos meses. Os documentos ainda estão sendo oficializados para apresentação completa na Conferência Nacional, que acontece de 26 a 28 de maio, em Brasília. A reunião do Consecti aconteceu na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que fica no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília.

Estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Kazuyoshi Ofugi; o secretário interino de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Sect/ES), Lúcio Spelta; o secretário de Estado de C&T do Rio Grande do Sul, Júlio Cesar Fers; o secretário de Desenvolvimento do Estado São Paulo (SD/SP), Luciano Santos Tavares; entre outros.

Renovação

A reunião extraordinária foi realizada em momento de renovação dos quadros de Ciência e Tecnologia. Segundo informações do Consecti, nas últimas semanas, 14 gestores da pasta nos Estados se desvincularam de suas atividades para concorrer às eleições de outubro.

Os Estados onde houve mudanças foram: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Informações sobre as ações do Consecti podem ser obtidas no site http://www.consecti.org.br.