Entib oferece formação técnica e acadêmica em tecnologia industrial

Posted on Maio 4, 2010

0


TAMARA COSTA para o Gestão C&T online

A Escola Nacional de Tecnologia Industrial (Entib) oferece cursos de formação técnica e acadêmica no campo da tecnologia industrial, com destaque para metrologia, normalização, avaliação da conformidade e tecnologias de gestão.

“Fazendo uso do que há de mais recente nas tecnologias de educação a distância, se constitui numa solução eficaz, integrada e econômica para a qualificação de profissionais, especialmente em empresas com unidades operacionais dispersas geograficamente”, afirma Pedro Paulo Rosário, secretário executivo da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

Segundo ele, a Entib é acessível a empresas de qualquer porte, profissionais autônomos e estudantes interessados em melhorar sua qualificação nas áreas das tecnologias industriais. “Embora tenha um fio condutor baseado em aspectos que caminham para a vertente da sustentabilidade, a escola não abandona as características intrínsecas que a tecnologia industrial tem como premissas: metrologia, normalização, avaliação da conformidade e as tecnologias de gestão”, lembra.

A Entib opera a partir de um portal de aprendizagem, que integra tutores, docentes e todos os serviços de informação, com o objetivo de maximizar o desempenho dos alunos. São oferecidas inscrições para módulos integrais ou para disciplinas isoladas, de acordo com as necessidades das empresas e dos profissionais.

Para Rosário, a escola foi concebida de forma a incorporar a dimensão técnico-científica de forma crítica e reflexiva. “Buscamos estimular a autonomia e o aprendizado por meio da articulação entre professores e alunos com o propósito de trabalhar novos conhecimentos”. Ele lembra que o método de ensino leva em consideração a experiência profissional dos estudantes e professores.

A Entib é uma realização da Sociedade Brasileira de Metrologia, com o apoio da Finep, MCT, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Mais informações sobre os programas de ensino da Entib podem ser obtidas no site http://www.entib.org.br.