Tema inovação nas MPEs marca primeiro dia da 10ª Conferência Anpei

Posted on Abril 27, 2010

0


TAMARA COSTA, de Curitiba, para o Gestão C&T online
Edição 26 a 28 de abril de 2010 – Nº 925 – Ano 9 (visualizar)

A programação do primeiro dia da 10ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica foi marcada pela apresentação de casos de sucesso e palestras sobre inovação nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o presidente da Amata, Roberto Waack, finalizaram a programação da manhã com as palestras “Soluções inovadoras” e “Inovação sustentável em cooperação para MPE’s”, respectivamente.

Em seu relato, o diretor do Sebrae destacou a importância de diferenciar conceitos como os de inovação e inovação tecnológica. “Quando falamos em inovação no cotidiano das empresas o conceito é percebido de forma controversa. Muitas vezes o empreendedor não se interessa pelo assunto porque o investimento lhe parece caro e desnecessário”, lembrou.

De acordo com Santos, o setor das pequenas empresas gera grande impacto na economia e, por isso, o desafio da inovação não pode ser considerado isoladamente, pois envolve, em primeiro plano, a economia brasileira. “O Brasil tem 50% de trabalhadores com carteira assinada nas pequenas e micro-empresas e identificamos mais de 400 mil classificadas como pequena empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)”.

Nos últimos anos, um dos principais desafios do Sebrae tem sido identificar as empresas que têm potencial de inovação. “Nesse universo relativamente grande temos produtos com possibilidade de mercado, pessoas talentosas, e para esses existem oportunidades. O que está em jogo é como promover a inserção do Brasil no exterior com bases sustentáveis, em uma economia que vai melhorando a partir da sustentabilidade”, afirmou.

Para o biólogo e também mestre em administração de empresas, Roberto Waack, a discussão em torno da inovação e sustentabilidade, que antes era liderada por Organizações Não-governamentais (ONGs) é, atualmente, tarefa das empresas. “A expectativa de ações já passou para as empresas. O espaço do mundo empresarial na América Latina é de onde se espera que surja a condução deste processo”.

Em sua apresentação, Waack divulgou dados internacionais, como a linha e as tendências em investimentos em sustentabilidade. “Eles [investidores] estão olhando muito para as micro empresas”, adiantou. Segundo o biólogo, o processo de sustentabilidade não se desenvolve sem levar em consideração questões como o desenvolvimento local fundamentalmente relacionadas ao meio ambiente. Waack destacou que o Brasil já é protagonista na discussão de sustentabilidade no planeta.

Na visão do presidente da Amata, as demandas do futuro, que garantirão o sucesso e prosperidade das empresas, estão relacionadas às áreas de gestão do espaço urbano, eco-construções e equipamentos ecoeficientes, mobilidade urbana, produtos florestais, planejamento do uso do solo, reciclagem e gestão de lixo, gestão ecoeficiente da água, entre outros.

O que se vislumbra no futuro, segundo o especialista, é que as cadeias de suprimento estejam relacionadas a sistemas biológicos. “No mundo natural não há restos; os detritos para uns são alimentos para outros. Para abrir oportunidades e demandas de inovação é preciso trabalhar na tentativa de copiar modelos biológicos de reciclagem total o tempo inteiro”, lembrou.

Abertura
A 10ª Conferência Anpei acontece de 26 a 28 de abril no complexo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. A abertura do evento aconteceu na tarde desta segunda (26) e contou com a participação do governador do Paraná, Orlando Pessuti; do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; do secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures; do secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comérico Exterior, Francelino Grando; do presidente da Finep, Luiz Fernandes; e do presidente do Conselho Superior da Anpei, Pedro Vonjovski; entre outros.

Posted in: COBERTURAS, ECONOMIA