Institutos apresentam Boas Práticas de Gestão do Ciclo 2009

Posted on Março 29, 2010

0


TAMARA COSTA (para o Gestão C&T)

Quatro institutos de Pesquisa que participam do Programa do Programa da Excelência na Gestão (PEG) da ABIPTI divulgaram neste mês as melhorias alcançadas durante o Ciclo 2009. As avaliações do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo (CENPES/Petrobrás), Tabuleiros Costeiros Embrapa (CPATC) e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) estão detalhadas no site do Observatório de Excelência da Gestão (OTG), no subitem “Palestras”.

A Fucapi adotou as diretrizes para melhoria do quadro de Responsabilidade Social dentro do instituto. De acordo com o relatório anual apresentado neste mês, as ações sócio-responsáveis evoluíram e amplificaram-se gradativamente entre desde 19988, desde quando o instituto promovia ações com a comunidade até a presente data, onde são feitas ações sociais anuais, como o Programa de Ensino Acelerado, Prêmio Setor Solidário, entre outros.

As práticas de Gestão estão sendo publicadas para que os outros institutos interessados tomem conhecimento e as utilizem em seus processos de melhoria contínua. Podem servir, também, como exemplos para a realização de benchmarking entre os Institutos, ou fornecer elementos para a elaboração e aprimoramento dos seus planos de melhoria na gestão.

As Boas Práticas de Gestão apresentadas fazem parte do acervo da Abipti com a contribuição dos Institutos de Pesquisa Tecnológica (IPTs). Tais práticas de Gestão são exercitadas pelos IPTs e foram selecionadas pelos Observatório de Tecnologias da Gestão (OTG), tendo como base os Relatórios de Avaliação elaborados pelas Bancas Examinadoras do PEG da Abipti.
Bibiana Marcondes de Moura, coodenadora do PEG da Abipt, parabeniza os institutos que apresentaram as boas práticas e participaram do Seminário “Em busca da excelência nas entidades tecnológicas”, promovido pela ABIPTI, na última na última semana (4 e 5 de março), no auditório da Fundação Ceres, em Brasília. “Além de dar os cumprimentos pelos bons resultados alcançados, quero reforçar a importância da participação dos Institutos de Pesquisa Tecnológic (IPTs) de no PEG”, lembrou Bibiana Marcondes de Moura, coordenadora do projeto.

Modelo de Excelência da Gestão
A ABIPTI utiliza conceitos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), dentro do Programa da Excelência na Gestão, que é destinado à seus associados.

Os Critérios de orientação para melhoria do desempenho das empresas envolvem itens como análise do desempenho da organização, formulação e implementação estratégias, relacionamento com o cliente, responsabilidade socioambiental, capacitação e processos. A etapa final baseia-se na análise e divulgação resultados alcançados.

Para saber mais sobre o PEG da Abipti acesse o http://www.abipti.org.br/otg

*Matéria reproduzida pela TECPAR (visualizar neste link)