Festa do Morango reúne produtores da fruta na capital

Posted on Março 29, 2010

0


TAMARA COSTA (para o correiobraziliense.com.br)

Motivados pela idéia de celebrar o ápice da produção de morangos, produtores da fruta do Distrito Federal já criaram uma tradição. Trata-se da Festa do Morango de Brasília, que este ano acontece junto com 19ª Exposição Agrícola de Brazlândia.

Festa e exposição destacam, juntas, a importância de Brazlândia no cenário agro-econômico brasileiro. A cidade é a maior produtora de morango do Centro Oeste e também a sexta maior produtora do país. Brazlândia também é responsável pelo abastecimento de 65% do mercado de hortifrutigranjeiros do DF.

Além de mostrar o que é produzido, o evento conta com uma estrutura que abarca stands de ventas com produtos feitos com morango direto do produtor (morangolândia), artesanato, palco para shows e praça de alimentação. A festa, que já faz parte do calendário oficial de Brasília, é resultado da parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Arcag (Associação Recreativa e Rural Alexandre Gusmão).

A Festa do Morango acontece nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de agosto, na sede da Associação Rural Alexandre de Gusmão (Arcag), localizada à margem da BR-080, no Incra 6, a 11 km de Brazlândia. Quem for para a festa do Plano Piloto, pode seguir pela Via Estrutural e a direita tem pela DF 001/BR 080, no sentido Brazlândia e Padre Bernardo (GO).

Cem anos da imigração japonesa
Nesta edição da Festa do Morango, os agricultores, em sua maioria japoneses –a maior colônia japonesa de Brasília está em Brazlândia -, comemoram também o centenário da imigração japonesa no Brasil com apresentações no palco e estandes de comida japonesa.

Posted in: CIDADES